domingo, 8 de maio de 2016

Pós cirurgia

Fiquei um pouco ausente, foi tudo muito corrido pré cirurgia e pós cirurgia eu precisei ficar um tempo sem mexer no computador, na verdade tenho um tempo limitado de uso em função do esvaziamento de axila ou linfadenectomia.
Antes da cirurgia fiz um passeio maravilhoso com minha família, fomos a Arraial do Cabo, lugar que amo, e como vou ficar novamente um tempo sem praia escolhi esse passeio para fazer uma "despedida". 
A cirurgia foi no dia 25/04, correu tudo bem, foram 10 horas no total, acordei da anestesia bem, entendendo e conversando, lembro de tudo que falei. Fiz uma mastectomia radical, mas como não tinha tecido suficiente para fechar foi necessária uma reconstrução imediata com retalho do músculo dorsal e colocação de um expansor, e esvaziamento axiliar. Tenho me sentido bem, só dói muito, até porque mexemos em muita coisa. Voltei para casa com dois drenos no dia 27/04, graças a Deus e a mudança na alimentação retirei os drenos no dia 04/05, desde a véspera da cirurgia mudei novamente minha alimentação e pretendo seguir esse estilo de vida daqui para a frente (falarei melhor sobre isso em uma próxima postagem). Tenho precisado de ajuda, é muito importante no pós cirúrgico ter alguém pois não podemos fazer muita coisa (pelo que tenho lido após o esvaziamento de axila ou linfadenectomia não podemos mais utilizar o braço da mesma forma que antes, os movimentos ficam mais limitados, e é um braço sem defesa, então nada de cortes, tirar cutícula, depilar com gilete ou cera, nada disso). Hoje conto com minha querida tia Ana Costa e minha mãe Cristina Barros ambas tem me ajudado muito durante todo esse processo. 
O próximo passo é a radioterapia, em 1 semana e meia estarei novamente com o oncologista para saber quantas sessões serão e como será tudo!!!
Em breve volto com novidades...
Abraços e feliz dia das mães a todas a mães leitoras!!!

Um comentário:

Obrigada.