sábado, 12 de novembro de 2016

Morte


Quando pensamos em morte só pensamos em algo distante, em algo que não vai chegar, não tão cedo. Quando pensamos em morte pensamos em ver pessoas queridas partirem depois dos 100 anos, sentir tristeza é inevitável mas nessa idade fica a certeza de uma vida "vivida".
E nós quando pensamos em morte só pensamos que não vamos morrer e que ninguém ao nosso redor vai...
Mas ai no meio disso tudo em um dia comum uma notícia vem, você não pensa e ao mesmo tempo pensa em tudo, você não sabe se levanta ou se senta, você simplesmente não sabe... Respira e ai age, ai vê o que pode fazer, como ajudar os mais próximo, se é o mais próximo tenta se equilibrar,,,
A morte tá tão perto... mas as vezes não queremos vê-la, queremos expulsá-la da face da terra...
Um dia li que nascer é a decisão mais difícil que tomamos, e que morrer é simplesmente dormir e voltar ao mundo espiritual... Mas e quem fica??? A morte dói tanto em quem fica, os mais próximos sentem tanto, os não tão próximos sentem bastante, até que quase não conhece nesse momento de partida sente também...
Ontem acompanhei um velório e enterro, não costumo acompanhar enterros, mas ontem achei que devia, a pessoa que se foi teve um contato mais próximo comigo nos últimos meses e os mais próximos dessa pessoa são muito queridos por mim... Achei que seria fácil estar ao lado deles e passar apoio... mas não, lidar com a morte não é fácil...
Em todo tempo observei todas as capelas, a dor que a família e os amigos sentem, todo o desespero pela certeza de não ver mais a pessoa que se foi... Eu só conseguia pensar na minha família ali, nos meus amigos ali, e se fosse eu? Não quero que ninguém próximo a mim esteja nessa posição, eu não quero ver minha família, meu namorido, meus filhos, minha mãe passar por isso, não quero esse sofrimento que assombra uma capela... E ontem ao acompanhar o caixão até o cemitério olhava ao redor, todo caminho, quantos mortos, quantas vidas que se foram, algumas tão cedo... Só pensava que não não quero estar ali... E no fim o caixão é colocado no buraco e coberto, ai parece que todos recebem mais uma pancada no peito, pancada que visivelmente dói mais nos mais próximos mas todos sentem, ali é o fim...
Sair dali é oque todos procuram rápido, não tem mais jeito acabou, mas ai parece que perdemos o chão, tudo gira, e olho mais uma vez toda a volta, quantos mortos...
Peço muito luz, muita paz na partida de todos os meus, peço para não partir tão brevemente, simplesmente eu não quero morrer, não estou pronta para ver do mundo espiritual todo esse sofrimento que assombra uma capela e um cemitério...
Deveríamos viver por mais de 100 anos, todos... mas não é bem assim...
Precisamos viver o dia, aproveitar o dia, não sabemos quantos dias ainda temos, não sabemos se o dia de hoje é o último dia. Morrem pessoas todo dia, muitas pessoas todos os dias, e a única coisa que consola é lembrar de todos os dias que essa pessoa que parte viveu de fato a vida, lembranças precisam existir.
A certeza que todos temos é que esse mundo passa... Como passamos por esse mundo é decisão nossa!!!
Peço que quando eu partir (não tenho a minima pressa disso) que todo o choro seja derramado junto com sorrisos, quero ser lembrada pelas loucuras, pelas viagens, pelas palhaçadas, pelas besteiras, pelas artes, quero sorrisos! Não vou pedir para não ter choro, pois isso seria injusto, é impossível não chorar, mas não quero gritos, não quero a pergunta "meu Deus e agora?" quero que todos emanem luz para mim, quero música, quero que brindem a quem eu fui, quero que sigam levando o caixão cantando, e podem, podem chorar muito, mas cantem, riam junto com o choro, nenhuma religião tem a permissão de falar no meu velório, não nem tio pastor, nem amigo católico, O texto será lido por um amigo, quem falará no meu velório será eu! Cada pessoa só ore e me mande muita luz!
Não entendam isso como uma despedida, até porque pretendo chegar aos 100 anos, mas entendi que a morte não avisa, ela as vezes chega, e por isso devemos estar preparados para vê-la.
Espero que cada um que ler esse texto decida hoje viver e aproveitar cada dia, não desperdice o tempo, não jogue fora suas preciosas horas de vida com algo que não gosta, não importa oque os outros pensam, gaste seu tempo precioso com quem e onde quer gastar...
Um dia esse mundo passa....
Amanda Barbosa




Resultado de imagem para rosa preta 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada.